O Plástico nosso de cada dia…

E como seria viver sem plástico? Seria possível? E por que evita-lo?

Diminuir o consumo de plástico eh prioridade mundial. Mas o que vemos atualmente, ao contrario do que se espera, eh o aumento do seu consumo…

A Franca anunciou recentemente uma lei, visto a urgência deste tema e suas consequências, que proíbe a fabricação e utilizacão de copos, talheres e pratos descartáveis ate o ano 2020 (ref.1). De acordo com esta lei, as sacolas plásticas nos supermercados foram banidas em julho de 2016 e os sacos plásticas de embalagens como frutas, saladas e vegetais deverão ser totalmente banidos a partir de 1 Janeiro 2017 (ref.1).

A previsão, de acordo com o “World Econominc Forum” (WEF) – (ref.2, abaixo), eh que em 2050 a quantidade de plástico nos oceanos seja maior que a quantidade de peixes. O plastico será então, e já o eh, ingerido pelos peixes que posteriormente serão ingeridos por nos. Nao eh mais novidade que o contato diário com substancias plásticas e ingestão do mesmo pode causar câncer e alterações hormonais (ref. 3 e reportagem RTP, abaixo).

 

 

img_20161121_115824
Lixo plástico proveniente de embalagens, produzido por uma família de 3 pessoas em apenas 3 semanas.

A foto ao lado mostra o resultado de uma experiência feita por uma família de dois adultos e uma criança. A familia recolheu durante 3 semanas o lixo plástico proveniente de embalagens dos alimentos comprados em supermercado.

O plástico coletado por esta família foi prensado manualmente e disposto em um saco de lixo de 17 litros e, por não haver coleta seletiva deste tipo de material, o mesmo foi descartado como lixo comum. Em um ano (52 semanas) esta familia de 3 pessoas produzira aproximadamente 17 sacos de 17 litros de plastico e em 10 anos serão 170 sacos de 17 litros (2890 litros)!

 

Abaixo vocês podem ver o vídeo com o resultado da experiencia.

O link abaixo mostra uma reportagem do Programa Linha de Frente da RTP de Portugal. Esta reportagem mostra experiência semelhante feita por famílias portuguesas, e também tambem os problemas causados pelo plástico nas áreas costeiras deste pais, o problema da reciclagem, e o exemplo do consumo consciente ja adotado por alguns portugueses como a Rosana Ribeiro (Facebook:@zerowasteportugal). Vale a pena assistir!

http://www.rtp.pt/play/p2231/e258981/linha-da-frente

E depois de ler este post e assistir ao vídeo e reportagem acima, vocês devem estar se perguntando: “Mas o que eu posso fazer para diminuir ou eliminar o lixo plástico que produzo em casa?” ……

Pois bem, meus amigos. Eh disso que vamos tratar neste blog. Vamos compartilhar dicas, mostrar o que as pessoas andam fazendo como alternativa, compartilhar as dificuldades e experimentar!

Leia, comente, ajude a divulgar!

No próximo post vou mostrar para vocês algumas alternativas que adotei no intuito de diminuir o consumo de plástico. 😉

Feliz por ter vocês aqui!

Obrigada!

____________________________________________________________

Referencias:

  1. http://www.sciencealert.com/france-just-became-the-first-country-to-ban-all-plastic-plates-cups-and-utensils
  2. http://www.sciencealert.com/by-2050-there-ll-be-more-plastic-than-fish-in-our-oceans
  3. http://www.npr.org/2011/03/02/134196209/study-most-plastics-leach-hormone-like-chemicals

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s